Serra Gaúcha – RS (2020)

Vídeo da Viagem:

Roteiro da Viagem:

Dia 1. Ponta Grossa/PR – Bento Gonçalves/RS {Total da Viagem: 657 km}

Saímos de Ponta Grossa/PR na manhã do dia 28 de outubro de 2020, ás 05 horas da manhã para aproveitar bem o dia.

Ás 13 hrs já chegamos em Bento Gonçalves/RS, e seguimos pela Rota Turística dos Caminhos de Pedra para almoçar. Fomos a Trattori Casa Angelo, um ótimo restaurante que ocupa uma bela casa antiga de imigrantes italianos e serve um rodízio de carnes, massas e risotos delicioso.

Após o almoço seguimos para o Vale dos Vinhedos com destino a nossa primeira parada: Vinícola Casa Valduga. Depois de fazer o check-in na pousada da vinícola fomos até o Wine Bar degustar um taça de espumante de boas vindas e saímos a pé para conhecer a região.

A noite fomos jantar no Restaurante da Vinícola, o Maria Valduga, que serve culinária italiana artesanal harmonizada com vinhos próprios da casa com paredes de pedra e barris de madeira.

Dia 2. Bento Gonçalves/RS

Iniciamos a manhã na Casa Valduga fazendo um Curso de Degustação: Segredos do Mundo do Vinho, com visita às dependências da vinícola desde as técnicas de plantio até o envelhecimento em caves que tem capacidade para 6 milhões de garrafas.

Depois tivemos a apresentação dos vinhos, bem como as técnicas de degustação e serviços dos mesmos, degustamos vinho tinto, branco e espumates. No fim da visita tivemos o prazer de conhecer o Sr. João Valduga, que junto com seu irmão Erielso e seus filhos continuam a trasmitir a paixão pelo vinho.

Para finalizar o tour, um brinde a um dos 1.000 lugares para conhecer antes de morrer: Casa Valduga.

A tarde seguimos para a segunda etapa das visitas, e nos hospedamos no Hotel & Spa do Vinho, que tem uma localização perfeita no Vale dos Vinhedos, cercado por belos parreirais e bem em frente a Vinícola Miolo. Assim que chegamos fomos ao Spa do hotel e fizemos um banho vinoterápico para o casal, com óleo de semente de uva e massagem craniana, uma experiência maravilhosa e muito relaxante.

Depois da sessão de relaxamento, fomos ao Wine Bar do Hotel para apreciar o pôr do sol nesse cenário maravilhoso, e degustamos o Sunset Harmonizado, uma tábua de frios com espumantes e vinhos branco e tinto harmonizados. Jantamos no Restaurante do Hotel que é maravilhoso, tem diversas opções: Menu Harmonizado, Parrilha ou Sequência de Fondue. Um dia inesquecível !!!

Dia 3. Bento Gonçalves/RS – Gramado/RS {Total da Viagem: 777 km}

Depois de tomar café da manhã no hotel apenas atravessamos a rua e já estávamos na Vinícola Miolo para começarmos a nossa visitação. Como estávamos hospedados no Hotel & Spa do Vinho a nossa visitação não teve custo. Caminhamos entre os vinhedos, conhecemos o processo de elaboração dos vinhos e espumantes, aprendemos sobre degustação e descobrimos a história da vinícola.

A história da família no Brasil iniciou-se em 1897, quando o patriarca Giuseppe Miolo chegou ao Rio Grande do Sul, onde hoje se encontra o Vale dos Vinhedos, e comprou o seu primeiro lote de terra para iniciar o plantio das uvas: o Lote 43. Hoje, essas terras ficaram dentro da demarcação com Denominação de Origem da primeira região vitivinícola do Brasil, onde o vinho ícone da família é produzido, carregando o nome do Lote 43.

Depois da visita, seguimos para almoçar no Wine Garden, que é um wine bar a céu aberto que visa estimular os seus sentidos através do contato com a natureza e a degustação dos vinhos da vinícola. O Wine Garden oferece um piquenique cem meio aos perreirais e venda de vinhos e espumantes em taça. Além disso, possui o wine truck, que ocupa os espaços no vinhedo Lote 43 e proporciona uma experiência inesquecível com o terroir mais simbólico da Miolo. Após o piquinique, voltamos para o hotel, colocamos nossas roupas de moto e seguimos viagem com destino a Gramado.

Gramado é a principal cidade da Serra Gaúcha que cresceu através do turismo e junto com sua vizinha Canela oferece paisagens belíssimas dentro e fora do centro urbano. Seja na época em que florescem as hortênsias, no inverno ou no período do Natal, quando Gramado fica toda iluminada. O Natal Luz de Gramado proporciona sonhar acordado e voltar a ter sentimentos que há muito tempo estavam escondidos dentro do coração. Inúmeros eventos espalhados pela cidade criam sensações, emocionam o público e resgatam a simbologia do Natal.

Gramado possui muitos restaurantes e com isso uma gastronomia rica desde comida simples até uma refeição requintada com carne de caça. Escolhemos conhecer o Hotel Casa da Montanha e nele o Restaurante La Caceria especializado em caças e cortes de carnes nobres Ficamos encantados com cada detalhe dessa experiência gastronômica: do ambiente elegante ao serviço acolhedor e premiado, até à fantástica adega de vinhos com rótulos selecionados para harmonizar.

Dia 4. Gramado/RS – Tubarão/SC {Total da Viagem: 1.215 km}

Pela manhã fomos conhecer alguns pontos turísticos da cidade como a Rua Torta, o Lago Negro e em Canela visitamos a Catedral de Pedra. Depois dos passeios seguimos viagem.

Chegamos ao Hotel Parador, localizado em Cambará do Sul, uma cidade tranquila em uma das regiões mais frias do Brasil, ele é inspirado nos lodges africanos, valorizando e respeitando a paisagem incrível. Como era horário do almoco experimentamos o Churrasco Campeiro, com diversos cortes especiais como o costelão e o cordeiro, além de linguiças e vegetais feitos diretamente na brasa, o churrasco é pura cultura e tradição.

Depois do almoço seguimos para visitar o Cânion Itaimbezinho, que fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, e entre os mais de sessenta cânions existentes na região, o Itaimbezinho é o único que possui paredes extremamente retilíneas. De fato, os paredões são tão íngremes, que nos dão a impressão de terem sido cortados a faca.

Na parte superior do cânion percorremos a Trilha do Vértice que tem 2 km de extensão. A tarde seguimos viagem agora pelo litoral do estado, e no fim do dia chegamos para dormir na cidade de Tubarão/ SC.

Dia 5. Tubarão/SC – Ponta Grossa/PR {Total da Viagem: 1.750 km}

Chegamos de volta a Ponta Grossa/PR no horário do almoço e na bagagem trouxemos muitos vinhos, chocolates, facas, lembranças de Natal e boas recordações desses dias incríveis na Serra Gaúcha.

Obrigado pela Visita

Deixe um comentário