Vídeo da Viagem
Mapa da Viagem

Dia 1. Ponta Grossa/PR – Atibaia/SP {Total da Viagem: 610 km}
Saímos de Ponta Grossa pela manhã em torno das 10 hrs, e seguimos viagem sentido estado de São Paulo, paramos para o almoço e já a tarde cruzamos a Placa do Trópico de Capricórnio em Tatuí/SP.

Como era domingo e a estrada não estava muito movimentada a tarde chegamos cedo ao nosso destino: Atibaia/SP
Dia 2. Atibaia/SP – Ouro Preto/MG {Total da Viagem: 1.200 km}
Acordamos cedo, tomamos café da manhã e seguimos viagem sentido ao estado de Minas Gerais. As estradas estavam muito boas e também sem movimento e o tempo até a hora do almoço estava firme. Chegamos para almoçar na cidade Tiradentes/MG e lá já começamos a pegar muita chuva. Fizemos uma parte da Estrada Real que passa por várias cidades históricas e para isso tivemos que colocar nossas capas de chuva.

Depois de muita chuva, chegamos no fim de tarde à cidade de Ouro Preto/MG, uma linda cidade histórica encravada num vale profundo das montanhas mineiras. Saímos para conhecer a cidade, jantar e depois descansamos.

Dia 3. Ouro Preto/MG – Teixeira de Freitas/BA {Total da Viagem: 1.898 km}
Saímos cedo de Ouro Preto e o tempo já estava bem melhor. Rodamos por bastante estrada simples e também por estradas de terra. Pegamos muito calor durante o dia, em torno de 35 graus.

Não fizemos muitas paradas durante o dia, além de abastecer e almoçar. No fim da tarde entramos no estado da Bahia e paramos para dormir na cidade de Teixeira de Freitas.
Dia 4. Teixeira de Freitas/BA – Trancoso/BA {Total da Viagem: 2.100 km}
Hoje o dia seria curto, pois já estávamos perto de Trancoso. Aproveitamos para chegar em Trancoso somente por estradas de terra que levavam primeiro sentido a Praia de Caraíva, uma comunidade litorânea e ribeirinha e tem população de 1.000 habitantes.

A tarde chegamos em Trancoso por estradas de terra e fomos direto ao nosso hotel para descarregar a moto e conhecer o famoso Quadrado de Trancoso.

Como no Quadrado não entra veículos, tivemos que descarregar a moto e levar nossas malas a pé e deixar a moto estacionada num estacionamento público logo no início do Quadrado.
Dia 5. Trancoso/BA {Total da Viagem: 2.100 km}
Trancoso é uma das principais atrações de Porto Seguro. O pequeno distrito oferece tudo o que qualquer turista pode esperar de um ponto turístico completo. Pudemos encontrar agitação, tranquilidade, presentes e história tudo em um único lugar.
Ficamos hospedados na Pousada El Gordo, que tem um Restaurante maravilhoso e uma vista incrível, então aproveitamos também para descansar e almoçar no hotel mesmo.

A tarde nos arrumamos e fomos para o casamento dos nossos amigos na Pousada Bahia Bonita. Foi uma festa incrível, num lugar paradisíaco e rodeada de amigos.
Dia 6. Trancoso/ BA – Vitória/ES {Total da Viagem: 2.675 km}
Depois de descansados da festa, carregamos a moto e seguimos viagem. Saímos perto da hora do almoço e logo cruzamos para o estado do Espírito Santo. Passamos por algumas praias e por reservas indígenas e no fim da tarde chegamos a cidade de Vitória.

Dia 7. Vitória/ES – Angra dos Reis/RJ {Total da Viagem: 3.407 km}
Pela manhã seguimos em direção ao estado do Rio de Janeiro, e para o almoço seguimos para a cidade de Petrópolis, na região serrana, que tem um clima ameno, construções históricas e vegetação abundante. Durante o verão a cidade tornava-se a capital do Império do Brasil, com a midança de toda a corte para fugir do calor do Rio de Janeiro.

No fim da tarde seguimos em direção ao litoral e dormimos em Angra dos Reis, porém chegamos na praia com tanta chuva que acabamos ficando jantando no hotel e logo fomos descansar.
Dia 8. Angra dos Reis/RJ – São Paulo/SP {Total da Viagem: 3.818 km}
Seguindo pelo litoral carioca, cruzamos o Parque Nacional da Serra da Bocaina e fomos conhecer a cidade de Paraty, que é uma pequena cidade com montanhas como pano de fundo na Costa Verde do Brasil entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O centro colonial português da cidade possui ruas calçetadas e edifícios dos séculos XVII e XVIII e funcionava como porto durante o ciclo do ouro brasileiro. O principal ponto turístico é a Capela de Santa Rita à beira-mar, uma igreja caiada construída em 1722.
Seguimos viagem e a tarde chegamos a capital São Paulo, onde estava acontecendo o Salão Duas Rodas, então aproveitamos para visitar a feira e pegar alguns autógrafos.

Dia 9. São Paulo/SP – Ponta Grossa/PR {Total da Viagem: 4.335 km}
Saímos cedo no nosso último dia de viagem e pegamos tempo bom, então a viagem rendeu bastante e já na hora do almoço estávamos de volta a Ponta Grossa depois de uma semana conhecendo lugares maravilhosos desse imenso Brasil.

Obrigada pela Visita…
Letícia e Cássio
