Serra do Rio do Rastro – SC (2017)

Vídeo da Viagem

Roteiro da Viagem

rio rastro

Total da Viagem: 1.200 km – 3 dias

Saímos de Ponta Grossa dia 21 de Abril de 2017 às 07 hrs da manhã, num grande grupo de amigos: Cássio e Letícia, Celso e Anne, Jean e Liriane, Vagner e Márcia, Jefferson e Paola, Rodrigo e Andressa, Dilson e Cláudia.

IMG_3095

Paramos para tomar café da manhã no Posto Rudnik e seguimos viagem até Florianópolis, quando paramos para almoçar. O tempo estava ótimo, sol e calor, e a viagem rendeu super bem. Chegamos lá por 16 hrs na Pousada Trinca Ferro onde ficaríamos hospedados por dois dias e decidimos seguir viagem e aproveitar o primeiro dia para conhecer a Serra do Corvo Branco.

IMG_3156

Passamos por Urubici e seguimos por uma trecho de 5 km de estrada de terra e no alto de seus 1.740 metros de altitude nos impressionamos com a beleza da serra e com a bela obra de engenharia rodoviária, pois foi feito um corte de 90 metros em rocha basáltica, o maior já realizado em qualquer estrada construída no Brasil.

IMG_3205

Tiramos fotos da bela paisagem e descemos um pouco a serra sentido a cidade de Grão-Pará, mas logo a estrada foi ficando cada vez mais esburacada e estreita, então retornamos para Urubici e fomos jantar um belo Fondue no Restaurante la Fondue Muller. Depois do jantar seguimos novamente para nossa pousada, que ficava a uns 30 km de Urubici.

DCIM100MEDIADJI_0372.JPG

A noite aproveitamos para nos reunir e tomar um bom vinho em volta da lareira e depois descansar. Pela manhã nos deparamos com um delicioso café da manhã campeiro, com direito a fogão a lenha e tudo.

Depois do café saímos para visitar a Pedra Furada, que é uma formação geológica localizada no Parque Nacional de São Joaquim, e é considerado o ponto habitado mais alto do sul do Brasil.

IMG_3264

A vista é maravilhosa e aproveitamos para fazer várias fotos. Logo algumas nuvens começaram a aparecer e encobriram toda a vista.

IMG_7544

Depois da Pedra Furada, seguimos para a Cascata do Avencal, que é uma cachoeira com aproximadamente 100 metros de queda livre e muito utilizada para prática de rapel e tem um tirolesa de 200 metros que passa por cima da cachoeira. Chegamos pela parte de cima da cachoeira e tivemos uma bela vista de toda a região.

DCIM100MEDIADJI_0379.JPG

De volta a rodovia, rodamos em torno de 80 km de Urubici até Bom Jardim da Serra, onde fica a Serra do Rio do Rastro, e paramos para o almoço na Churrascaria Cascata. Depois do almoço seguimos primeiro para o Parque de Eólicas que fica a poucos metros do Mirante da Serra para apreciar a bela vista da região enquanto era dia.

IMG_3291

Logo depois fomos ao Mirante observar a Serra do Rio do Rastro de cima e iniciamos a famosa descida da serra. A Serra do Rio do Rastro é uma estrada com cerca de 12 km e construída em cima de uma serra com suas mais de 300 curvas, um verdadeiro espetáculo da natureza.

DCIM100MEDIADJI_0413.JPG

Descemos a serra com muita calma e aproveitamos para fazer várias fotos e vídeos com o drone. Durante a descida percebemos que o piso da estrada é todo de concreto, o que permite uma maior segurança para todos os veículos em geral, inclusive em dias de neve e pista molhada, garantindo que não deslizem.

DCIM100MEDIADJI_0433.JPG

A serra é toda iluminada e a noite a visão do mirante é incrível, então terminamos nossa descida no fim da tarde, paramos numa lanchonete descansar e esperar anoitecer mais e iniciamos a subida da serra à noite.

IMG_3317

A fonte da energia utilizada para iluminar toda a Serra é do Parque Eólico que visitamos antes. Uma única torre produz energia suficiente para iluminar toda a serra e o município de Bom Jardim da Serra.

IMG_3334

Voltamos a noite para Urubici com muito cuidado na estrada pois muito animais cruzam a pista à noite, fizemos os 80 km de volta e paramos para jantar numa pizzaria quando chegamos. Sentimos o friozinho da serra, estava em torno de 10 graus.

DCIM100MEDIADJI_0437.JPG

No domingo pela manhã nos despedimos da pousada e seguimos sentido a cidade de São Joaquim para iniciar o retorno para casa. Pela manhã passamos para conhecer a Vinícola Villa Francioni, que produz nove tipos de vinhos, sendo o “Joaquim” sua marca mais conhecida e já foi eleita a melhor vinícola do Brasil e seus vinhos já ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais.

IMG_3349

Nós mulheres aproveitamos para fazer uma pequena degustação e também compramos algumas garrafas para levar para casa. Depois seguimos para o almoço, na cidade de São Joaquim e no fim do dia chegamos novamente a Ponta Grossa, depois de um fim de semana muito gostoso entre vinhos e amigos!!!!

IMG_3353

Obrigado pela visita…

Letícia e Cássio

1

Deixe um comentário